Cada projeto começado é um gostoso desafio que se estende pela frente e que inevitavelmente me enche de entusiasmo e grande motivação.(até mesmo esse de criar agora um blog de decoração).
Ficamos todos os envolvidos, tomados da expectativa de que o resultado final seja superado pela ideia inicial e que tanto o morador, quanto quem executa o projeto, tenhamos a satisfação de ver um bom trabalho sendo concluído a contento de ambos.
Trabalhar com cor, forma, proporção, me abre imediatamente um leque de grandes possibilidades sensoriais todas prazerosas e de enorme contexto de sensibilidade em torno do belo... Decoração para mim é um estado de espírito proposto a explorar sensações de bem estar e conforto.(físico ou emocional)
Sendo assim, a luz é fundamental num bom projeto. Luz natural é tudo! Mas quando cai a noite e outras luzes se acendem tudo fica tomado de uma atmosfera poética, encantadora... Seja o brilho prateado da lua lá fora, seja o acolhimento da luz difusa de um abajur, arandela, ou lustre poderoso, carregado de pura energia positiva! A luz é dona do aconchego! Sem ela tudo fica sombrio e triste...
Outra sacada interessante é o uso de materiais que comunicam conforto, calor, aconchego, bem estar... Em ambientes pequenos o uso de espelho, duplicando os espaços, brincando com a ilusão e com maestria multiplicamos o apreço dentro dos ambientes e de repente... amamos o acolhimento do lar e nem sabemos exato de onde vem tanta satisfação.
Quase sempre a base solida do meu trabalho gira em torno do apreço pelos ambientes neutros... O bege, o branco, as cores claras... Depois vou pontuando aqui e ali do colorido de que mais se gosta, aquelas cores que representam com exatidão a personalidade de quem habita o lar proposto.
A tela branca, os pinceis, as tintas do artista; é assim que vejo um novo projeto, não tenho preconceito com cor. Faço uma adequação do colorido com a quantidade de luz natural que banha o lugar, meus estudos das cores usadas num projeto iniciam aí... depois procuro dar forma á vivacidade proposta por quem vai viver e apreciar diariamente o ambiente projetado. Adoro azul quando esta é a cor preferida de quem solicitou um projeto. Amo o rosa, o amarelo, o verde, o marrom, o preto... O vermelho é perfeito quando bem combinado e amparado por uma cor fria!
As fotos que selecionei aqui são da minha velha moradia, velha ao pé da letra mesmo... Era uma casinha bucólica carregada de lembranças e bons acontecimentos, todos bem guardados na minha memória. Amei essa casa como a um ente querido, como se sempre tivesse morado nela. Habito hoje outra senhora mais jovem, mais atual, mas tão apinhada de historias como a velha casa do sul.
Marcos Segala
Nenhum comentário:
Postar um comentário