quarta-feira, 28 de outubro de 2015
terça-feira, 27 de outubro de 2015
O Planeta Casa
Penso que em se tratando de "salvar" o planeta todos nós sem exceção somos responsáveis, heróis na igualdade; do serviço ao benefício alcançado. E algumas atitudes simples podem fazer diferença substancial no todo do assunto. Então é de nosso dever que nossas casas se tornem em bandeiras flamejantes do apelo á conservação do planeta. Pode ser um trabalho de formiguinha, mas se visarmos o bem de todos e a manutenção da vida, poderemos vir a ser um grande exército de militantes no bem comum...
É notório o momento que estamos vivendo, sopra sobre nós, ventos de mudança no curso de nossa jornada. Outros caminhos se abrirão e teremos de aprender a nos reinventar se quisermos manter qualidade de vida na Terra. O aquecimento global, a extinção dos recursos naturais... A falta d'água, especialmente, deixou de ser uma ameaça e já é uma realidade que experimentamos para além do noticiário da TV.
Como os sintomas de uma enfermidade, o planeta começa a demonstrar as suas dores, e todos sentiremos o pesar desses tempos difíceis! O remédio, pode estar ao nosso alcance, desde que olhemos com seriedade para o que está acontecendo e formemos um bloco concreto, que não apenas trate os sintomas dos males que causamos á natureza, mas que traga recuperação e cura da CASA em que vivemos!
Sustentabilidade na decoração, começa quando pensamos em construir ou reformar e usamos de recursos que promovam conforto estético e bem estar, sem abrir mão do desenvolvimento sustentável, lembrar que áreas desmatadas trazem uma perda irreparável, propor ganhos financeiros e lucros que visem o uso adequado do solo e dos bens naturais que nos são fornecidos pelo meio ambiente e saber devolver a ele, os benefícios dele retirados para podermos usufruímos em prol de todos. O egoísmo deve ser colocado á parte. Cuidar do jardim que desfrutamos para que não nos faltem flores, sementes, frutos em abundância.
Janelas que propiciem uma ventilação cruzada, casa arejada, ventilada, banhada pela luz natural. Uma boa reforma, pintura, repaginação de um móvel antigo, reaproveitamento inteligente e criativo de materiais que seriam desprezados obsoletos... Atenção ao descarte correto do lixo, uso comedido da água, economia de energia elétrica, adoção de uma horta no quintal. Longa vai a lista de pequenas meditas que podemos tomar para que nossa casa continue bela, usável, acolhedora, aprazível como o planeta á nossa volta.
Marcos Segala
mesa posta no jardim
Herdei jogos de chá e café de porcelana que pertenceram á minha mãe, peças antigas e queridas. Eram como flores petrificadas, porcelanizadas, intocáveis. Nunca serviram ao uso propriamente dito a ela, eram flores admiradas numa redoma de vidro.
Agora de vez em quando me sirvo delas no café da manhã ou no lanche da tarde, sempre que sinto saudades de minha mãe ou quando sinto saudades de mim ao lado dela; então a bela louça sai da cristaleira e vêm para a mesa. Estes pequenos momentos tornam a porcelana ainda mais especial ás vistas de companhia favorita ou eu mesmo sozinho que delas me delicio... Desse modo, cultivo o prazer de estar em casa e com afagos assim, afogo tristezas e algum descontentamento.
Decoração tem esse poder transformador, nessa mesma proporção, é capaz de tornar o ato de um simples cafezinho na apreciação prazerosa de um grande momento. Foi exatamente esse universo rico e atraente que me conquistou para a profissão.
Onde experimento diariamente a aquisição promissora de tornar deslumbrante, encantadores e felizes todos os momentos vividos em casa.Marcos Segala
Mais um projeto entregue!

Este foi essencialmente um projeto muito prazeroso, uma senhora na "melhor idade" me pediu uma casa requintada mas despretensiosa e que não viesse a constranger as suas visitas, pelo contrário, que tivesse aquele algo mais que as cativasse a voltar sempre... Para um bate papo ao fim do dia, um cafezinho servido num lar acolhedor e de bom gosto. Muitos itens do mobiliário ela já possuía, nosso trabalho foi fazer parecer que todas as peças conversavam entre si e que tudo fizesse parte do projeto concebido.
Antes e depois
Antes um espaço vazio, bom projeto de gesso e luminotécnico elegante e bem resolvido...
Agora na proposta de uma decoração composta
Marcos Segala
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
A vida é uma festa!
Vamos por uma música, a casa em festa é outra coisa!
Estar em casa pode ser uma comemoração diária
mesmo sem data especifica, ou motivo particularmente especial
Ter um cantinho todo seu
Um ninho
Um lugar pra onde voltar
é festa!
A casa pode ser um refúgio
um abrigo
um oásis
um amparo do perigo
Gosto de casa
sempre gostei
Talvez o tenha aprendido da minha mãe
a tornar assim
a casa
num lugar especial
ela cantava enquanto cozinhava um simples arroz e feijão
quase sem acompanhamento devido, requintado
o seu entusiasmo tornava a comida simples num banquete bem servido, temperado com afeto e carinho
era o melhor que nos vinha á mesa, mesmo um ovo frito...
Quando quis a minha própria casa
quis assimilar as referencias da casa em que cresci
Outras casas por onde passei
adotei
modelo e cópia da felicidade de compor o meu lar
aprendida na infância
Faço lares assim
com essa linguagem emocionada de casa
lar pra viver e sonhar
Faço casas com essa pegada
Elaboro uma projeção de imagens muito nítidas da minha memória
afetiva
e transporto-me para dentro delas
e se o sentimento é de acolhimento
então
realizo em projeto
"let the music play" canto, por que é sempre festa por aqui...
Marcos Segala
Proposta para hall de edifício
Antes
Hall de entrada de edifício residencial é uma área de passagem, mas também pode torna-se numa extensão acolhedora dos apartamentos que oferece aos seus visitantes um lugar aprazível e aconchegante. A preservação da circulação é um item que não deve ser esquecido!
Nada pior do que sentar num sofá e ficar "colado" nele por causa de sua forração... Couro sintético pode ser prático, lavável, e obrigatório em algumas situações, mas penso que nunca numa sala de estar. Numa sala prefiro sempre usar um bom tecido, agradável ao toque e que não me deixe "colado" ao sentar. Mantas e impermeabilização do tecido que reveste o sofá, deixam ele pronto para o uso mais intenso. Limpeza devida com aspirador de pó, mantém a camada do impermeabilizante sempre viva!
Voltando ao mobiliário do hall, acredito que alguns cuidados devem ser observados. A escolha de um sofá sem muitas costuras, botões ou almofadas soltas, e que tenha pés mais altos que o mantenham afastado do chão, facilitando a limpeza do ambiente.
Poltronas sem braço, estrutura de madeira, de preferencia de couro num tom contrastante ao tecido do sofá. um arranjo simples mas elegante, até galhos secos num vidro transparente podem fazer um efeito e tanto!
Mobiliário de apoio, mesa lateral, centro e aparador, dever ser também de bom desenho e fácil manutenção. Muitos laminados de madeira, além de bonitos não mancham com produtos usados na limpeza do móvel.
Telas são uma ótima pedida para as paredes, a presença de uma obra de arte deixa claro que o ambiente foi bem elaborado e não apenas mobiliado sem nenhuma personalidade. Se concebido com esmero e atenção, o ambiente poderá fazer que uma simples espera por um taxi, sentado no Hall do condomínio, seja tão prazerosa como se estivesse na sua confortável sala de estar!
Depois
Marcos Segala
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Ambientação de loja de mobiliário
Vitrine
"são os olhos as janelas da alma..." Então é fácil pensar que as vitrines são os olhos de uma loja, alguém já disse que a vitrine é o cartão de visita de um estabelecimento. Penso nisso e dou importância tamanha a concepção de uma vitrine. Acredito que de modo conciso ela precisa despertar o interesse de quem passa na rua, ela chama o cliente a entrar e negociar uma barganha do que que está exposto nas caixas de vidro e convidam os transeuntes a comprar o seu produto.
Desse modo quando elaboro uma vitrine, lembro dos bons tempos de menino quando saia com minha mãe em época de Natal para ver de modo sedutor o que exibiam com esmero as lojas do centro da cidade... Para mim era um passeio grande!
A meu ver a vitrine deve ser atraente, desejável, cativante! Um bom apanhado de ideias do que esta á venda. E se o enfeite da vitrine é o próprio produto, pronto, me ganhou como cliente... Parei pra ver, contemplar, gostei do que vi, desejei, adquiri!
Marcos Segala
Projetando

Bem-vindo,
A fim de que materiais e referências do mundo da decoração estejam ao seu alcance, criamos esse espaço virtual e desejamos que de alguma forma possamos contribuir com informação e assessoria para tornar o nosso trabalho ainda mais eficiente e atendê-lo com presteza e profissionalismo!
Agora quando você muda de imóvel, e não sabe o que fazer para compor os ambientes da casa nova, já pode contar com um inovador e eficiente serviço de decoração no mercado.
Estabelecemos a partir do mobiliário que você já possui, a solução mais adequada ao lay out (organização do mobiliário no ambiente) da nova moradia.
Marcos Segala
Boa ideia!
Marcos Segala
ANTES, UM DESAFIO, AGORA UMA CONQUISTA!
Cada projeto começado é um gostoso desafio que se estende pela frente e que inevitavelmente me enche de entusiasmo e grande motivação.(até mesmo esse de criar agora um blog de decoração).
Ficamos todos os envolvidos, tomados da expectativa de que o resultado final seja superado pela ideia inicial e que tanto o morador, quanto quem executa o projeto, tenhamos a satisfação de ver um bom trabalho sendo concluído a contento de ambos.
Trabalhar com cor, forma, proporção, me abre imediatamente um leque de grandes possibilidades sensoriais todas prazerosas e de enorme contexto de sensibilidade em torno do belo... Decoração para mim é um estado de espírito proposto a explorar sensações de bem estar e conforto.(físico ou emocional)
Sendo assim, a luz é fundamental num bom projeto. Luz natural é tudo! Mas quando cai a noite e outras luzes se acendem tudo fica tomado de uma atmosfera poética, encantadora... Seja o brilho prateado da lua lá fora, seja o acolhimento da luz difusa de um abajur, arandela, ou lustre poderoso, carregado de pura energia positiva! A luz é dona do aconchego! Sem ela tudo fica sombrio e triste...
Outra sacada interessante é o uso de materiais que comunicam conforto, calor, aconchego, bem estar... Em ambientes pequenos o uso de espelho, duplicando os espaços, brincando com a ilusão e com maestria multiplicamos o apreço dentro dos ambientes e de repente... amamos o acolhimento do lar e nem sabemos exato de onde vem tanta satisfação.
Quase sempre a base solida do meu trabalho gira em torno do apreço pelos ambientes neutros... O bege, o branco, as cores claras... Depois vou pontuando aqui e ali do colorido de que mais se gosta, aquelas cores que representam com exatidão a personalidade de quem habita o lar proposto.
A tela branca, os pinceis, as tintas do artista; é assim que vejo um novo projeto, não tenho preconceito com cor. Faço uma adequação do colorido com a quantidade de luz natural que banha o lugar, meus estudos das cores usadas num projeto iniciam aí... depois procuro dar forma á vivacidade proposta por quem vai viver e apreciar diariamente o ambiente projetado. Adoro azul quando esta é a cor preferida de quem solicitou um projeto. Amo o rosa, o amarelo, o verde, o marrom, o preto... O vermelho é perfeito quando bem combinado e amparado por uma cor fria!
As fotos que selecionei aqui são da minha velha moradia, velha ao pé da letra mesmo... Era uma casinha bucólica carregada de lembranças e bons acontecimentos, todos bem guardados na minha memória. Amei essa casa como a um ente querido, como se sempre tivesse morado nela. Habito hoje outra senhora mais jovem, mais atual, mas tão apinhada de historias como a velha casa do sul.
Marcos Segala
Assinar:
Postagens (Atom)